Há muitas concepções erradas sobre o que é, e o que não é a depressão de fato. Essas desinformações impedem que pessoas que sofrem da doença procurem a ajuda adequada. Sendo assim, deixo o meu esclarecimento sobre depressão: o que é e o que não é.
O que é depressão
A depressão é um transtorno mental que afeta o humor, os pensamentos e o comportamento, caracterizada por:
- Sentimentos persistentes de tristeza profunda;
- Perda de interesse ou prazer em atividades;
- Alterações no sono e no apetite;
- Fadiga;
- Baixa autoestima;
- Dificuldade de concentração e pensamentos negativos.
A depressão pode causar impacto significativo na vida diária, afetando o bem-estar emocional e físico. O tratamento envolve abordagens como terapia psicoterapêutica e, em alguns casos, medicação prescrita por um profissional de saúde mental.
O que não é depressão
Ao contrário do que o senso comum pensa e relativiza em relação à depressão, o estado “deprê”, como é popularmente chamado o sentimento de tristeza momentânea, a patologia significa muito mais do que um período de mal-estar emocional.
Sendo assim, não é possível categorizar a depressão como um estado passageiro, ou até mesmo uma frescura, uma desculpa para a preguiça e procrastinação, dentre outros preconceitos dados a doença.
Depressão, sem o devido acompanhamento e tratamento, é perigosa e pode gerar um efeito devastador na saúde e rotina do indivíduo.
Precisa de ajuda para compreender e trabalhar determinados sentimentos negativos? Eu posso te ajudar, para saber como, entre em contato e agende uma sessão comigo!
Acesse o LINK e me acompanhe nas redes sociais!